Assessoria de Comunicação

Assessoria de Comunicação

Dispositivo que simula função de tendão é patenteado em nome do IOT e Dr. André Pedrinelli é nomeado desenvolvedor do projeto

O Dr. André Pedrinelli, especialista em Ortopedia, Traumatologia e Medicina do Esporte, recebeu no dia 05 de outubro de 2021, o comunicado que a invenção sobre o mecanismo de simulação de tendão foi patenteada em nome do IOT (Instituto de Traumatologia e Ortopedia). Pedrinelli foi o desenvolvedor do projeto.

O item 16.1 (CONCESSÃO DE PATENTE DE INVENÇÃO) foi publicado na Revista da Propriedade Industrial – RPI Nº 2648 pág. 1338. A patente possui validade de 20 anos, a partir do dia 19 de dezembro de 2014.

O dispositivo desenvolvido por André foi utilizado pela primeira vez no 40º TEOT da SBOT, em 2011, e até hoje é parte fundamental para a realização das provas para título de especialista em Ortopedia e Traumatologia. “Trata-se de um dispositivo para treinamento de suturas que é portátil e de fácil montagem”, explica Pedrinelli.

O equipamento é utilizado para treinamento de profissionais da área da saúde para a realização de suturas, como de pele, procedimentos de cobertura cutânea com retalhos de rotação, alongamentos e encurtamentos tendíneos.