Assessoria de Comunicação

Assessoria de Comunicação

A importância do profissional de Educação Física no trabalho multidisciplinar

1º de setembro é o Dia Nacional do Profissional de Educação Física. Essa data foi escolhida por coincidir com a data de entrada em vigor da Lei nº 9.696 / 98, que regulamentou a profissão e criou o Conselho Federal de Educação Física.

Essa comemoração é uma grande conquista desta categoria, pois mostra como o educador físico está ganhando mais espaço e valor, merecidamente, a cada dia.

Qualquer que seja a área em que ele atue, sua atividade está diretamente relacionada à promoção da saúde e à melhora da qualidade de vida da população.

Porém, um profissional de educação física não trabalha sozinho. Ao lado do ortopedista ou do médico do esporte, por exemplo, ele pode atuar em conjunto, melhorando a eficácia dos exercícios para a prevenção de lesões que podem ser causadas quando as atividades não são realizadas de maneira adequada.

Esse é um conceito de equipe multidisciplinar, onde uma área de atuação ajuda a outra, nesse caso na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida.

Em uma equipe multidisciplinar, o papel do educador físico está relacionado com a reabilitação física e cardiorrespiratória. A medicina preventiva desenvolve estratégias para estimular a prática do exercício físico, regular ou aumentar a atividade funcional, além de fazer o acompanhamento preventivo para evitar possíveis lesões.

Médicos e profissionais de Educação Física trabalham em conjunto para melhorar a eficácia dos resultados e um maior alcance no objetivo esperado. Isso é de suma importância para que não acarrete lesões ou problemas futuros no corpo do atleta ou práticas das atividades físicas.

No âmbito geral, a equipe multidisciplinar trará mais segurança na prática de exercícios e certamente uma estabilidade considerável para o melhor resultado independentemente do objetivo almejado.

Devemos regularmente realizar acompanhamentos com uma equipe multidisciplinar e valorizar os profissionais que se dedicam diariamente à nos proporcionar melhores resultados, para que daqui há 10 ou 20 anos tenhamos qualidade de vida e ótimo desempenho físico e mental.